CRÍTICA A ATUM ENLATADO: ATUM CORRETORA

A fábrica que produz o atum “Corretora” tem sede em Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel (Açores). É bem sabido os nativos dessa ilha são péssimos seres humanos, condicionados por mutações horríveis, devido a um ritual bárbaro iniciado pelo rei Tuatunga XIII (que reinou entre 1954 e 2007) que consiste em dar uma pedrada na cabeça de todos os recém-nascidos micaelenses , porque os micaelenses odeiam bebes. Entre outras coisas que os micaelenses odeiam contam-se:

 – Flores

 – Gatinhos

 – Cachorrinhos

 – Borboletas

 – O nascer do sol

 – O mar

 – O menino Jesus

 – Todas as personagens do presépio

 – Eles próprios

 – A luz

 – Qualquer tipo de higiene pessoal

Mas não deixemos que a índole dos fabricantes do atum interfira na nossa tarefa de apreciar o atum. Talvez das rudes e pestilentas mãos desse povo saía uma sublime ode ao atum.

A lata mais comum do atum corretora é redonda, maciça e contem o desenho dum elefante enorme, e (mas só se procurarmos mesmo muito, mas muito bem) o desenho dum pequeno atum. Pessoalmente não sou adepto dessa mania “new age” que são as latas de atum redondas. Dá-me sempre a impressão que estou a comer comida de gato. Chamem-me de doido mas, para mim, recipientes redondos são para bichos domésticos, recipientes rectangulares para seres humanos. Não mude o homem o que está naturalmente pré-destinado.

No caso do atum corretora, comer comida de gato não é uma impressão, é um desejo. O atum corretora é uma patética e insípida representação de algo cinzento. Qualquer apreciador de atum sabe que não consegue encontrar a mesma frescura num enlatado. Qualquer apreciador de enlatados sabe que não consegue encontrar o sabor pujante duma conserva num produto fresco. Qualquer pessoa que já tenha comido atum corretora sabe que não consegue encontrar nada do que procura no atum corretora. Existem muitas coisas, milhares de insultos, inúmeras verdades indecorosas que podia relatar sobre o atum corretora. Mas prefiro lançar-vos o apelo de se manterem longe, muito longe do atum corretora. Mantenham-se longe desse indefinido mingau que é o atum correctora. Comer atum corretora é como ser violado por um violador indeciso.

Melhor pão para acompanhar atum “Corretora” – Pão de alho

Melhor bebida para acompanhar atum “Corretora – Água com açúcar

Melhor filme para ver com atum “Corretora” – Baby geniuses 2 de Bob Clark

De 0 a 10 – 1,7

De 0 a 100 – 17

Em signos do zodíaco – Gémeos  

— Ricardo Blayer

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s